HOME
  PROMOÇÕES
  DESTAQUES
  LANÇAMENTOS
  ACESSÓRIOS
  BIKES
  BOLSAS /MOCHILAS
  CAPACETES
  COMPONENTES
  DIVERSOS
  RACK P/ TRNSP. DE BIKE

curtlo

THULE

gatorade

Minhas Compras
OláVisitante!
 
  26/06/2009
Bike Fit ..............O que é isso?

Bike Fit ..............O que é isso?

Muitos já ouviram falar, alguns não tem a menor idéia do que é e outros já fizeram. E o resultado é: Funciona! E farei sempre que trocar algo em minha bike.


O que é o Bike Fit?
Se fossemos traduzir para o português seria algo como: “O encaixe do ciclista na bike”, a adaptação do ciclista e o ajuste da bike, portanto às vezes é trocar ou ajustar a posição de componentes como mesa, pedivela, clip ou o que for necessário para que o ciclista esteja na melhor posição para pedalar.

O que é a melhor posição para pedalar?
Dentre inúmeras definições, as quais vieram ao longo desses anos de existência do ciclismo sendo criadas por Eddy Merckx, Bernard Hinault , Arnie Baker, Mark Hodges, John Howard, Greg LeMond, Andy Pruitt, Cristopher Kautz dentre outros, hoje podem ser resumidas em “Ajuste da bicicleta a fim de deixar o ciclista confortável e seguro, produzindo cada vez mais velocidade sem gastar energia desnecessária, evitando lesões e tornando o pedal agradável”.
Claro que podemos dividir as situações, como para um ciclista recreacional, que visa ter uma bicicleta confortável e ter uma trilha, ou um pedal de estrada duradouro e prazeroso. Assim como podemos pensar em um atleta de elite, que pode preferir ter um pouco do seu conforto prejudicado para adquirir uma posição mais aerodinâmica e que produza mais potência. Neste caso ele visa velocidade, mas também não pode deixar o conforto completamente de lado, pois a posição desagradável pode deixá-lo com dores e sua velocidade diminuirá em conseqüência do desconforto.

Para quem e quando fazer?
Indicado a qualquer ciclista, seja moutain biker de provas de aventura, maratonas ou single-tracks; Triatletas, ciclistas de estrada ou recreacionais. Atletas amadores ou profissionais, e no caso de iniciantes o ideal é que haja uma orientação prévia no intuito da compra correta. Deve-se fazer um bike fit, sempre que estiver pedalando, seja para sanar a causa de uma dor ou à procura do posicionamento perfeito, lembrando que o nosso corpo passa por mudanças constantes, como lesões, mudanças de objetivo com provas diferentes (curta ou longa distância) ganho de flexibilidade, enfim, na média a cada 6 meses deve-se pensar nos objetivos que há pela frente, fazer uma avaliação física e traçar novas metas, pois muitas vezes pode-se deixar a bicicleta numa posição mais agressiva, mantendo conforto e você não sabe.

Métodos e materiais de avaliação
Ferramentas como goniômetro, prumo, trena e outros materiais que se parecem mais com os de um engenheiro. E hoje o ciclismo pode contar com o apoio da ciência para avaliação, com o uso de softwares, simuladores quase que reais e análise biomecânica com gráfico instantâneo de cada parte do ciclo da pedalada.

Como funciona um bike fit de verdade!
-Resumo das etapas:

1-Após um prévio agendamento, o ciclista passa por uma anamnese, nada mais que um diálogo, buscando detalhes e informações sobre histórico de lesões, dores freqüentes, tipo de pedalada. Quais objetivos existem em relação à bike, postura de trabalho, para saber suas possíveis influências na postura. Testes de flexibilidade, avaliação do arco do pé entre outras perguntas.
2-Após a medição da bike e antes das alterações, o ciclista inicia uma pedalada sobre um simulador para que dê inicio a avaliação.
3-Alguns fazem vídeo do “antes” e seguem para a parte prática, que vai desde o ajuste dos taquinhos da sapatilha até todas as modificações necessárias, como altura do canote, ajuste de selim, mesa, guidão etc.
4-Então faz-se o vídeo do depois, com a finalização para que se possa avaliar e comparar as posições. Normalmente há um retorno em 30 dias.


Fatores como pedivela e guidão, alinhamento dos manetes, bar end, e principalmente ajuste dos taquinhos são comumente achados em tamanhos e posições fora do padrão ideal para determinado ciclista, por isso vale a pena uma avaliação feita por profissional, que dura em torno de 2h.

Por que fazer?
Muitas vezes ouvimos que alguém fará um bike fit porque esta sentindo dores, e é exatamente isso que tem que mudar, pois assim como a hidratação onde existe aquele ditado: “antes de sentir sede tem que beber água”, na bike é igual, pois muitas vezes já estamos pedalando com a postura inadequada o com material incorreto e no futuro sentimos dores e nos machucamos. E o fator que considero o mais importante é o conforto, pois onde há conforto há performance, logo se estamos nos sentindo bem em cima da bike, por lá ficaremos horas e horas!



Não se deixe enganar
Para que você tenha certeza de que está fazendo um bike fit com um profissional de qualidade, procure saber mais sobre ele, pesquise e converse com seu treinador ou o pessoal onde você leva a sua bicicleta para manutenção. A diferença está na tecnologia, no procedimento e know how que cada um possui. Pois cada um tem o seu ponto de partida e de finalização, ás vezes um é mais conservador que outro. Cada um tem sua técnica e sua seqüência de avaliação, seguido de uma filosofia individual.

 
  10/08/2009
A importância do Bike Fit para Adolescentes
A importância do Bike Fit para Adolescen

Bike Fit ..............O que é isso?
Bike Fit ..............O que é isso?

A escolha certa do selim!
Por Igor Lagüéns igorlaguens@hotma

 
 
 
Nossa equipe
Quem somos
Atletas /Ravena
Localização
Fale conosco
Nossa oficina
 

 
Marca: I LOVE MY BIKE
Cod.: 526
De:R$ 23,00
Por: R$ 19,00
Não foi encontrado nenhum produto!
  10/08/2009
A importância do Bike Fit para Adolescentes
A importância do Bike Fit para Adolescen
[ veja mais ]
Bike Fit ..............O que é isso?
A escolha certa do selim!


Home Promoções Destaques Lançamentos


LOJA SÃO PAULO Rua Diogo Jacome, 690 e 700 tel (11) 5051 3055 - Moema - cep 04512-001 - São Paulo
LOJA JUNDIAÍ Rua pitangueira nº tel (11) 48071007 Jundiaí S.P.
Patente: INPI 000268 | ©Copyright - cicloravena.com.br 2003/2008 - Todos os direitos reservados
Tecnologia Loja Express