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  10/08/2009
A importância do Bike Fit para Adolescentes

A importância do Bike Fit para Adolescentes
A prática da atividade física sempre será importante, em qualquer idade, basta saber a intensidade e o volume adequado, e nesta fase ajustes são fundamentais
7/8/2009 08:25 | Por Igor Lagüéns igorlaguens@hotmail.com
foto: adam tavares - ativo.com

Antes de falar sobre o assunto precisamos de algumas definições, tais como: qual é a faixa de idade que abrange a adolescência, e as diferenças entre atividade física, exercício físico e esporte. Precisamos destes conhecimentos, pois existem muitos mitos sobre lesões, treinamento de força, resistência, musculação e o próprio bike fit.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o adolescente é aquele individuo com idades entre 10 e 19 anos, questão esta que pode ser interpretada por alguns autores de maneiras diferentes, quando julgam ser o fim da adolescência e início da fase adulta quando este atinge a puberdade.

Porém, o que se tem certeza é de que a prática da atividade física sempre será importante, para qualquer indivíduo em qualquer idade, basta saber a intensidade e o volume adequado. Por isso podemos definir o grau de intensidade e seriedade em 3 categorias:

- Atividade Física: É o aumento de gasto energético com a pratica corporal.
- Exercício Físico: A busca por maiores resultados junto com uma qualidade maior de saúde.
- Esporte: Atividade física, visando a competição.

Sabemos que além do esporte proporcionar uma boa qualidade de vida, também auxilia o adolescente a buscar uma maior socialização e aumento da auto-estima. Porém, se a atividade física for realizada de maneira mais complexa, há sim o risco de lesões e distúrbios alimentares.

Para isso, as atividades devem ser sempre realizadas com o acompanhamento de um profissional, pois somente ele é qualificado e capaz de saber os limites de cada um, junto com o aluno e sua família.

Qual o motivo para contusões no esporte: O arcabouço ósseo, músculos e tendões estão em constante transformação por isso estão mais predispostos a lesões. Ao realizar exercícios de musculação, deve-se priorizar o uso de cargas leves e um aumento progressivo de repetições até que se eleve a carga e inicie o processo novamente.

O BIKE FIT!

Como dito no artigo “o que é um Bike Fit”, a entrevista é a parte fundamental do mesmo, pois é neste momento que conseguimos saber o que o adolescente tem como objetivo. Se ele pedala porque gosta, porque alguém da família gosta e ele tem que gostar de qualquer maneira, se tem pretensões de se tornar um esportista e, por fim, o histórico de dores e lesões.

Durante a avaliação física deve-se dedicar certo tempo aos testes de flexibilidade para um possível diagnóstico de diferença de tamanho entre pernas, que mesmo sendo pequeno deve ser analisado, pois pode gerar futuras dores, como na região lombar. O teste do arco do pé, pisada e alinhamento dos membros inferiores é crucial nesta idade, devendo ser transmitido para a bike, sendo que algumas vezes diagnosticamos adolescentes com pé plano, anteversão femoral e a própria diferença de tamanho de pernas o que causa futuras lesões por falta de alinhamento de membros inferiores.

Uma vez que há um crescimento intenso nesta idade, o ajuste dos taquinhos e altura do selim são importantíssimas, seguido deles vem o ajuste da altura e comprimento do avanço e guidão que podem sofrer uma certa variação no tamanho e angulação, uma vez que o crescimento e a flexibilidade são sempre progressivas. Porém devemos visar a segurança do adolescente, tendo o guidão a uma altura segura e confortável, assim como a altura do selim.

A reavaliação nesta faixa etária deve ser feita pelo menos a cada 6 meses para que se possa verificar qualquer alteração de objetivos, crescimento e amadurecimento ósseo, e possíveis dores até mesmo advindas de outra atividade física.

Durante o bike fit, é sempre importante ensinar as boas técnicas de pedalada, aproveitando que nesta idade ainda não sem tem muitos vícios posturais e técnicos de pedalada. Isso tudo pode ser visto hoje através de avaliações feitas com um feedback em vídeo. Além disso, as atividades a serem feitas na bike devem ser realizadas com pouca carga, e sempre de maneira prazerosa e agradável! Não evite, procure um profissional para acompanhar o crescimento, desenvolvimento e evolução no esporte.


 
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